JÓIAS: Conselhos de conservação e manutenção

Pedras Preciosas

Alguns Conselhos

Sendo matérias naturais as suas pedras preciosas devem ser manipuladas com delicadeza. Cor, brilho, dureza e raridade, são critérios que as elevam ao nível das riquezas mais cobiçadas.

Mesmo sendo, a maioria das pedras preciosas, muito duras e resistentes, elas não são indestrutíveis. Uma jóia ornamentada com pedras preciosas deve pois ser tratada com cuidado, para que possa apreciar a sua beleza por muito tempo.

As pedras preciosas ao entrar em contacto umas com as outras, podem riscar-se ou até estragar-se, pelo que deve guardá-las separadamente no seu estojo.

Sempre que possível, ao efectuar algumas actividades domésticas, deve tirar as jóias pois os choques podem realmente rachar ou até mesmo partir as pedras preciosas. Deve ter particular cuidado com os anéis que tenham grandes pedras de cor (topázios, turmalinas, águas-marinhas, ametístas) bem como aqueles que contenham pedras com inclusões (esmeraldas).

Limpeza das suas jóias

Com o passar do tempo, algumas substâncias, como os cosméticos, o pó entre outras, vão deixando um depósito nas jóias, em particular sobre a face interior das pedras preciosas. Este fenómeno altera a cor e os reflexos das mesmas e pode mesmo ensombrar o prazer que temos em usá-las.

Deve pois limpar regularmente as jóias de ouro ou aquelas ornamentadas com pedras preciosas, bastando para tal uma escova de dentes macia, sabão, amoníaco e um pouco do seu tempo, passando-as por água quente antes de as secar com a ajuda de um pano macio. Não deve esquecer-se da parte de trás das jóias.

De tempos em tempos deve levar as suas jóias ao seu joalheiro, para uma limpeza completa.

Pérolas

Lentamente elaboradas no interior de ostras e outras conchas, as pérolas podem ser classificadas como “Finas”, “De Cultura”, “Dos Mares do Sul” e “De Água Doce”.

As pérolas devem estar separadas das outras jóias. As partes duras ou bicudas podem alterar ou riscar a superfície das pérolas. Guarde-as em separado num estojo forrado a veludo ou seda. Assim estarão bem protegidas.

Os cosméticos, os detergentes, as areias e a transpiração podem ser prejudiciais às pérolas. Depois de usadas deve ter o cuidado de as limpar com um pano macio.

As temperaturas elevadas desidratam as pérolas. Evite usá-las em trabalhos de cozinha bem como guardá-las perto de fontes de calor (radiadores, janelas expostas ao sol, etc.).

O fio do colar vai enfraquecendo com os cremes e transpiração. Observe-o regularmente e sempre que necessário mande-o ao seu joalheiro para que seja enfiado de novo.